Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Carteiro de Pablo Neruda - Antonio Skármeta

Na Ilha Negra, Chile, um jovem pescador decide abandonar a sua profissão para se tornar no carteiro da mesma região. Como a maioria dos habitantes eram analfabetos, Mário, o carteiro, apenas tem um cliente: o poeta Pablo Neruda. Ao exercer o seu novo trabalho, Mário constroi fortes laços com o vate e descobre o poeta que há em si.
Ao fazer a sua descoberta interior, Mário também se depara com os seus sentimentos, apaixonando-se por Beatriz González, filha da dona da taberna que frequentava. Com a ajuda do poeta, Mário consegue conquistar o doce coração da rapariga, recebendo finalmente o concentimento da sogra. Com as conturbações políticas vividas no Chile durante essa época, Neruda vê-se obrigado a exercer o caro de embaixador do Chile em Paris. Nesta cidade, Neruda acaba por adoecer e, quando regressa quatro anos depois, já muito enfraquecido, a vila onde vive encontra-se sob vigia e proteção militar. Nessa altura, Mário participa num concurso de poesia, enviando o seu trabalho "Retrato a lápis de Pablo Neftali Jiménez González". Devido à censura, a publicação da revista que lançou o concurso foi interrompida e Mário nunca soube o seu resultado. Alguns dias depois de chegar, Neruda é internado e no dia 23 de setembro de 1973, acabou por morrer.
Posso afirmar que gostei deste livro. Consegui retirar algumas morais, que nunca nos deixam ficar derrotados e nos ensinam a nunca desistir. Com este livro aprendemos a dar mais valor à poesia e começamos a conhecer e a interessarmo-nos pela vasta do poeta que aqui foi retratado.

E porque gosto de ler...
Recomendo

Sem comentários:

Enviar um comentário